A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

Treinamento da rede CREPOP aconteceu na Bahia e contou com representação do CRP-PE

22.05.2023

Nos últimos dias 9 a 11 de maio, aconteceu em Salvador – Bahia, o treinamento organizado pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) em parceria com o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). O momento que reuniu as pessoas representantes de todos os Conselhos Regionais, atuantes junto ao CREPOP, teve o objetivo de apresentar as atividades que estão sendo desenvolvidas e planejadas para o ano de 2023 pela Rede Crepop. Em nome do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-PE) estiveram a assessora de projetos especiais Luisa Marianna Vieira da Cruz CRP-02/15.567 e o conselheiro Marcos Paulo Cavalcanti dos Santos CRP-02/21.703.  


Dentre as mesas realizadas, como destaque esteve a intitulada Atuação profissional de Psicólogas/os nos Sistemas de Justiça, que contou com as falas das psicólogas dos Sistemas de Justiça, no qual a psicóloga Andréia Oliveira, apresentou o objetivo da instituição, a atuação da Psicologia e desafios no Ministério Público da Bahia. Outra profissional, além de analista no Tribunal de Justiça do Paraná, a psicóloga Marina Poniwas, e Conselheira do CFP, destacou o processo histórico da criação da atuação da psicologia no campo jurídico e os desafios dessa prática; complementando a ocasião, a Vanina Cruz, analista da Defensoria Pública da Bahia, apresentou as frentes de trabalho e as estratégias construídas para a prestação de serviços a sociedade. A fala que complementou a proposta temática foi a da psicóloga Leticia Fernandez que apresentou o Programa Corra para o Abraço. A referida proposta foi iniciada pelos movimentos sociais e se voltou para a redução de riscos e danos para as pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade. A profissional apresentou as estratégias de construção de diálogo do Programa e os Sistemas de Justiça e Segurança. Atualmente o Programa Corra para o Abraço é uma iniciativa gerida pelo Governo do Estado da Bahia.  


O ponto de maior ênfase desse encontro se deu em discutir com Psicólogas, CFP e Rede Crepop/ CRP’s sobre a atuação nesse campo. A partir dos aspectos debatidos foi possível direcionar as estruturas e metodologias que irão guiar a construção da Referência sobre atuação de psicólogas/os no Sistema de Justiça.  


“Esse momento de muita relevância para a construção das Referências Técnicas, pois se faz necessário considerar a experiência profissional, assim como os desafios da atuação no e com o Sistema Judiciário para a construção de uma Referência Técnica, material este que irá nortear e basear a atuação, assim como a formação no campo da Psicologia nos Sistema de Justiça”, ressaltou a assessora de projetos especiais do CRP-PE, Luísa Cruz. 


“Foi um momento super importante para fortalecer a rede CREPOP. Durante a reunião e o treinamento pro novo ciclo de pesquisa, a gente teve a chance de trocar ideia com os profissionais que estão na ativa na área de Sistemas de Justiça. Isso mostrou de forma explicita que precisamos elaborar a nova Referência Técnica. Além do mais, encontrar as coordenações e assessorias técnicas da Rede CREPOP fortalece nosso networking pra fazer ações conjuntas sobre políticas públicas e Sistemas Conselhos”, conselheiro Paulo Cavalcanti.

Galeria de imagens

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento