No dia 17 de julho, mais um evento da iniciativa Jornadas Clínicas aconteceu na Sede do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2 Região (CRP-PE). Através da Comissão de Psicologia Clínica, o projeto, que acontece mensalmente na autarquia e aborda importantes temáticas com foco em psicologia pernambucana, reuniu a categoria de estudantes e profissionais em roda de diálogo com o tema “Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) em Solo Pernambucano”.
Para enriquecer o momento, o Conselho convidou profissionais especializados para dialogarem com o público e dialogarem com mesa.
Realizando a abertura, a Conselheira do XVII Plenário, coordenadora da Comissão de Psicologia Clínica e organizadora da iniciativa Jornadas Clínicas, Noite Bergoleon (CRP-02/22.903), desejou boas-vindas ao público e dissertou sobre o funcionamento da Comissão, oferecendo, depois, a palavra a Marília Xavier (CRP-02/27805). Psicóloga clínica, redutora de danos, colaboradora da Comissão da Psicologia Clínica, e mediadora da ocasião, Marília introduziu toda a iniciativa Jornadas Clínicas, apresentou os palestrantes, bem como o tema e abordagem do evento.
Lucas Garofalo (CRP-02/27316), psicólogo e redutor de danos, iniciou falando sobre redução de danos, atravessamentos sociais e ACP. Evidenciando o sujeito inserido em um determinado contexto social, considerado em todas as camadas que o compõe. A partir das temáticas que emergiram no debate, Lucas também convocou os profissionais que trabalham com a abordagem para produzirem novas referências teórico-técnicas.
Fabiana Mello Oliveira (CRP-02/25443), psicóloga, deu seguimento relatando que viu sua história traçada pela ACP, o que a possibilitou se identificar com a abordagem. Ela defendeu a Clínica não enquanto consultório/setting, mas enquanto posicionamento que pode acontecer em diversos lugares, e falou ainda dos mitos enfrentados enquanto a ACP não se configura como abordagem de total benevolência, afirmando que aceitar incondicionalmente não significa concordar com tudo que é trazido pelo cliente. Fabianna discorreu também sobre a mudança de vocabulário para não compactuar com estigmas, conotações pejorativas e mudar significados sociais. “Não é porque estou em um determinado grupo social que entendo tudo sobre as experiências e vivências de outras pessoas que também fazem parte deste grupo”, pontuou. A psicóloga finalizou seus apontamentos sinalizando que ética e ACP é respeitar o sujeito enquanto subjetividade, história de vida e pessoa. Não existem éticas, no plural, enquanto psicólogos, existe a ética que norteia a psicologia.
Marçal Pedrosa (CRP-02/27226), psicólogo Clínico e pós-graduando em ACP, falou das etapas de desenvolvimento da teoria abordagem, da importância da Ética como caminho para a prática, dos grupos como espaços democráticos, incluiu as referências brasileiras e nordestinas da ACP. São algumas delas: Ética humanista e psicoterapia (Rogers), https://encontroacp.com.br/ , Encontroacp (encontroacp.com.br), Isadora Dias - racismo e ACP, Espaço Viver, Formação criativa, Conexão formativa e Pluriverso ACP.
Após o momento com os palestrantes da mesa, o público presente teve seu momento para fazer questionamentos. Dentre eles, estiveram: o fato da abordagem estar saindo do consultório tradicional e chegando a novos espaços, a desmistificação o lugar do absurdo com que se pensa a temática do suicídio x ACP, para que o diálogo seja viabilizado, a importância do trabalho pessoal e estudos específicos do terapeuta, o acompanhamento e suporte através das atitudes facilitadoras, e a necessidade de pensar de modo específico nas questões de letramento racial, gênero e cultura.
Em oportunidade e encerrando o evento, Noite Bergoleon discorreu e convidou toda a categoria de profissionais e estudantes de psicologia para os próximos Jornadas Clínicas, focando, principalmente, o do mês de agosto, período de suma importância para a psicologia.
O Conselho agradece a presença e apoio da profissão, reitera a importância do engajamento e participação em projetos como esse, e convoca todas as pessoas a participarem dos próximos e acompanharem as redes sociais ne site para mais informações.
SEDE
Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50.100-160
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
E-mail: crppe@crppe.org.br
Fale com as Subsedes do CPR-02
Caruaru
Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
Sexta-feira das 13h às 16h
Garanhuns
Av. Júlio Brasileiro, 94, sala 104 - segundo andar
Heliópolis, Empresarial Paiva, Garanhuns-PE / CEP: 55295-475
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h
Petrolina
Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
Petrolina-PE / CEP: 56304-130
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h