A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

NOTA DE SOLIDARIEDADE À POPULAÇÃO VÍTIMA DAS MANCHAS DE ÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE

01.11.2019

O CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE PERNAMBUCO 2ª REGIÃO (CRP – 02), por intermédio de sua Comissão de Políticas Públicas e representando de forma especial toda categoria de psicólogas(os) que atuam com a Psicologia nas Emergências e Desastres, vem por meio desta manifestar sua indignação diante de mais um episódio de desastre ambiental no nosso país, dessa vez em decorrência do derramamento de óleo no litoral do Nordeste, inclusive no Estado de Pernambuco.

Entendemos que esse fato é inaceitável, pois o impacto desse derramamento de óleo é ainda incalculável, tanto para a natureza, quanto para as pessoas que habitam e trabalham na região, bem como, para a economia local e regional.

Em Pernambuco são oficialmente 43 praias e oito rios atingidos até esta última segunda-feira, 28 de outubro, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS. Dos municípios atingidos diretamente estão: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Goiana, Recife e Olinda.

Diante da gravidade do exposto até o momento e do seu compromisso social, o CRP-02 se solidariza com a população envolvida e que tem sido acometida pelos sofrimentos próprios a quem vive do trabalho marítimo, a exemplo de pescadores, marisqueiras, catadoras(es) de caranguejos e tantos outros que estão sendo atingidos diretamente com esse desastre. Tendo em vista que tais pessoas estão vendo ameaçada a sua sobrevivência, bem como, destituída a sua identidade intrinsecamente construída a partir da relação com a natureza. O CRP-02 apoia, ainda, todas as ações que venham prestar a devida assistência às pessoas atingidas.

O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco se coloca solidário ao sofrimento que foi imposto diante do desastre, em especial no estado de Pernambuco. Reiteramos que esta autarquia se encontra em processo de articulação de possíveis ações de apoio, considerando que as populações atingidas necessitam de acompanhamento psicossocial e se manterá vigilante quanto às medidas mitigatórias que estão sendo tomadas, assim como sobre os rumos dos processos investigativos dos responsáveis.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento