O “Memórias CRP-PE” relembra, na data de hoje, o Jornadas Clínicas: Psicologia da Gestalt em Solo Pernambucano.
Seguindo suas muitas abordagens clínicas, em agosto, a iniciativa Jornadas Clínicas trouxe a Gestalt para ser discutida pela categoria de profissionais e estudantes de psicologia no auditório da Sede do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-PE).
Relembrando o andamento do evento, a ocasião teve início pela fala de abertura da Presidenta Noite Bergoleon (CRP-02/22.903), que fez sua apresentação, e comunicou o afastamento da Comissão de Psicologia Clínica. Noite citou também em seu discurso o princípio fundamental 2 do Código de Ética da Psicologia.
Karol de Pontes (CRP-02/22.029), mediadora do evento, introduziu o Jornadas Clínicas, parabenizou a nova diretoria e apresentou todas as pessoas que iriam falar posteriormente.
Em formato de roda, o debate teve início com Paulo Cavalcanti (CRP-02/21.703), que se introduziu como novo conselheiro tesoureiro, e relatou suas experiências com a terapia. Explicou, do mesmo modo, o que é a Gestalt e como ela se aplicou em sua vida. “Infelizmente, muitas vezes, profissionais da psicologia estão em um lugar de reproduzir violências”.
Ialley Lopes (CRP-02/20.850) começou dizendo que “Gestalt é o presente, o aqui e agora”. Prosseguindo, se apresentou como Psicóloga, mestra em filosofia e especialista. Parabenizou também a nova diretoria, dizendo que se sente emocionada e representada.
Fez seu primeiro questionamento partindo do princípio da Gestalt em Pernambuco. “O que é que vocês veem quando vocês olham pra Pernambuco? Como podemos construir uma Gestalt terapia ou uma psicologia territorial, se não pensamos primeiro no território?”
Ialley também abordou a “Polaridade estáltica” e os desafios da Gestalt terapia ao se pensar enquanto uma “pernambucalidade”. Citou também diversas teorias, evidenciando a importância da autenticidade muitas vezes.
Kewerton Barbosa (CRP-02/22.134), por sua vez, iniciou abordando os “mitos” da psicoterapia e da Gestalt. O psicólogo informou que “não tem nada em um ser humano que seja inaugural”, sendo mais um mito que a categoria cria. Para ele, lugar que o psicólogo está não é diferente do local da pessoa que chega. Kewerton afirmou que, no sentido existencial, estão todos no mesmo lugar. Disse ainda que a academia lhe insere num lugar em que você tem obrigação de saber interpretar o outro.
Por fim, falou da posição da Gestalt em solo pernambucano. “Se a gente não olha pro entorno, se a gente não olha pra essa Gestalt terapia que tá sendo feita em Pernambuco, a gente tá fazendo o que?”, questionou.
Após todos os apontamentos, o público presente também participou dos diálogos. Paulo destacou a questão do preconceito do que teve que enfrentar, afirmando que, mesmo com tais desafios, é preciso estar no ambiente.
Ialley acrescentou que os profissionais de psicologia podem e devem colocar sua identidade nas abordagens. Ialley concluiu refletindo que a faculdade oferece hoje em dia é muito pouco, e é preciso começar a olhar além da cidade, pensar uma forma nova de fazer Psicologia. A psicóloga também agradeceu pelas Jornadas e pela oportunidade de se fazer presente no evento.
Paulo Cavalcanti finalizou a noite verbalizando que “é possível fazer uma Psicologia diferente”. E agradeceu ao convite, pedindo para a categoria se fazer presente e engajar a participação em eventos como o Jornadas.
O CRP-PE reitera a importância de se se fazer presente em momentos e espaços como esse, e convida toda a categoria para última edição do ano da iniciativa, que irá ocorrer no mês de dezembro, encerrando o ciclo das abordagens clínicas.
Continue acompanhando as redes e mídias sociais do Conselho para se inteirar de mais.
Indicações da mesa:
-Bichas - documentário (YouTube)
Indicações de leitura:
-Angústias contemporâneas e Gestalt Terapia
-A arte de restaurar histórias
-Tudo é rio
-Jota Mombaça
SEDE
Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50.100-160
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
E-mail: crppe@crppe.org.br
Fale com as Subsedes do CPR-02
Caruaru
Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
Sexta-feira das 13h às 16h
Garanhuns
Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h
Petrolina
Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
Petrolina-PE / CEP: 56304-130
Fone: (81) 2119-7272
E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h