A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 alerta sobre expressões racistas

28.11.2016

O Ministério da Saúde, adverte: Às vezes praticamos o racismo e nem percebemos.O racismo está presente no nosso cotidiano. Está arraigado, naturalizado. É automático. Está na fala, no vocabulário, nas imagens que inundam nossos olhos. Está nas letras de música, nos ditados, no nosso imaginário, no nosso inconsciente.

Por isso, o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02) através da Comissão de Enfrentamento ao Racismo, e alusivo ao mês dedicado a Consciência Negra, apresenta algumas dicas para alertar a categoria sobre algumas expressões que devem ser evitadas. Estejam antenados contra o racismo:

• “Cabelo bom e cabelo ruim” – quem nunca ouviu essas expressões que costumam causar sofrimento para as crianças negras? Imagine o que é dizer para uma criança que ela tem o “cabelo ruim”, enquanto diz a sua coleguinha que ela tem o “cabelo bom”? Ora, se o cabelo dela é ruim, logo ela é ruim e irá querer ser boa. É o caminho para o alisamento.... Reflitam: não existe “cabelo bom”, nem “cabelo ruim”! O que o cabelo fez pra ser bom ou ruim? Ele matou? Roubou? Fez caridade? NÃO! O que existem são cabelos crespos, lisos, encaracolados, cacheados, etc. E, na realidade, se fôssemos dar um valor de bom ou de ruim para o cabelo, seria o contrário. Afinal, qual a função dos pelos no nosso corpo? Proteção. O cabelo crespo protege a cabeça mais ou menos que o cabelo liso? Pense nisso!

• “Lista negra”, “fase negra”, “ovelha negra”, “humor negro”– São expressões que reportam a negatividade. A “lista negra” contém nomes ou contatos rejeitados, que expõem pessoas indesejadas ou ruins. Quando se faz referência a uma fase ruim da vida, diz-se que se está passando por uma “fase negra” da vida. Se é alguém da família que não quer estudar, trabalhar, ir de acordo com os princípios e regras familiares, chamam “ovelha negra” da família. Se a piada é demasiadamente pejorativa, se trata do “humor negro”.A palavra “negro” geralmente é utilizada para atribuir aspectos de ruindade, ou negatividade. No caso das religiões, atribuem inclusive o demoníaco. Quando esta figura nem existe nas religiões de Matrizes Africanas.

• Denegrir –A negatividade foi tão naturalizada que até o vocabulário aderiu: tornar negro, nesse caso, significa prejudicar a imagem, diminuir.

• “Inveja branca” – Inveja é bom? Nunca! Mas o acréscimo da palavra “branca” atribui benignidade para a inveja. Para referir que se trata de uma inveja que pode, que é boa...

• “Esclarecer”, “esclarecimento”, “clarear”–Como diriam as/os Psicólogas/os Negras/os que participaram do 9º Congresso Nacional da Psicologia – CNP, em construção de moção de repúdio a essas palavras que operam um “desserviço às lutas do movimento negro”, são “inadequadas e preconceituosos com a questão racial”, reproduzindo “a lógica colonial em contraposição a um projeto de sociedade equânime”.A palavra “esclarecimento” pode ser facilmente substituída por outras mais adequadas, como “informação”, “elucidação”, “explicação”, etc.
Essas são palavras e expressões que devem ser totalmente e verdadeiramente abolidas!

Essa é a mensagem da referida Comissão do CRP-02. Vamos nos esforçar para mudar a nossa forma de falar, com vistas a uma sociedade menos racista e menos desigual nos próximos anos.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento