O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-PE), por meio da Comissão Temática de Gênero e Sexualidade, vem neste Dia Internacional da Mulher, 8 de março, destacar a importância da Resolução CFP Nº 8/2020.
Lançada dia 20 de julho de 2020, esta Resolução afirma que os/as/es profissionais de psicologia deverão acolher e cooperar com ações protetiva às mulheres, sejam elas cisgêneras ou transgêneras, assim como com as travestis e pessoas com expressões não binárias de gênero, levando em consideração raça, etnia, orientação sexual e deficiência.
Assim, a Resolução afirma que:
§ 1º A psicóloga e o psicólogo colaborarão para criar, articular e fortalecer redes de apoio social, familiar e de enfrentamento à violência de gênero no respectivo território de exercício profissional.
§ 2º A psicóloga e o psicólogo considerarão promover ações com autores de violência de gênero em processos interventivos e de acolhimento a fim de romper ciclos de violência. Em relação à mulher, seja ela cisgênero, transexual ou travesti, e à pessoa com expressões não-binárias de gênero, dentre outras, considerados os aspectos de raça, etnia, orientação sexual, deficiência, a psicóloga e o psicólogo contribuirão para:
I - não intensificar processos de medicalização, patologização, discriminação, estigmatização;
II - não usar instrumentos, métodos, técnicas psicológicas que criem, mantenham, acentuem estereótipos;
III - não desenvolver culturas institucionais discriminatórias, assediadoras, violentas;
IV - não legitimar ou reforçar preconceitos;
V - não favorecer patologizações e revitimizações; e
VI - não prejudicar a autonomia delas.
Art. 5º Em relação à possibilidade de quebra de sigilo profissional para assegurar o menor prejuízo, proceder a notificações compulsórias, depor em juízo e em outros casos previstos pela Lei relacionados à violência de gênero, a psicóloga e o psicólogo deverão:
I - prestar informações estritamente necessárias de modo a não comprometer a segurança da pessoa que sofreu violência de gênero
II - considerar impactos da quebra de sigilo a aspectos de vulnerabilidade social da pessoa que sofreu violência de gênero;
III - indicar dados sigilosos apenas em formulários, sistemas e equipamentos de políticas públicas correspondentes que assegurem o sigilo de informações; e
IV - prestar explicações judiciais mediante padrão de documentos psicológicos estabelecidos pela Resolução CFP nº 6, de 19 de março de 2019, conforme o caso.
Por esses e tantos outros motivos que a ciência que se mune de seu Código de Ética, Resoluções, mas com os preceitos dos Direitos Humanos, que atua sob enfrentamento à toda a forma de violência de gênero, reafirma seu cuidado em um dia tão emblemático como é o de 8 de março.
É dia de luta por todas as mulheres!
SEDE
Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
CEP: 50.100-160
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
E-mail: crppe@crppe.org.br
Fale com as Subsedes do CPR-02
Caruaru
Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
Fone: (81) 99470-4008
E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
Sexta-feira das 13h às 16h
Garanhuns
Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
Fone: (81) 99470-4352
E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h
Petrolina
Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
Petrolina-PE / CEP: 56304-130
Fone: (81) 99470-3372 /
E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h