A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

O CRP-02 participou de Audiência Pública sobre Políticas Públicas e Epidemia do vírus ZIKA

15.02.2017

Na última sexta-feira (10) aconteceu no Auditório da Procuradoria da Republica em Pernambuco, a Audiência Pública sobre Políticas Públicas e Epidemia do vírus ZIKA, promovida pelo Ministério Público Federal. O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02) esteve representado pela conselheira e Psicóloga atuante em Gestão de Crises e Emergências e Desastres- Coordenadora da Comissão de Políticas Públicas, Conceição Pereira CRP-02/ 1.376.

Na ocasião participaram ainda entidades como IMIP, Fio Cruz, SOS Corpo, além de representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, além de participantes convidados de vários segmentos da sociedade civil, público e privado, Conselhos de classe de categorias profissionais, sindicatos, organizações governamentais e não governamentais, entre outras.

O momento foi oportuno para apresentação das iniciativas que cada instituição promove no sentido de oferecer políticas públicas no contexto da epidemia do zika vírus. Após exibição do contexto epidemiológico no Estado e as formas de combate se constatou o declínio nos casos dos nascimentos das crianças com microcefalia. Entretanto, há a preocupação de novo surto, por conta do atual período que propicia a proliferação do vírus.

Para as mães e parentes presentes que vivenciam cotidianamente com crianças diagnosticadas com a microcefalia, as políticas públicas adotadas para garantir as necessidades essenciais ainda precisam de maior atenção. Isso porque algumas crianças passaram a apresentar quadro de hidrocefalia, que demandam outros e novos cuidados. Dentre as carências mais citadas estiveram à falta de atenção básica e psicossocial, de falta de apoio financeiro considerando as regras e a burocracia implementada para obter esse apoio.

O CRP-02 vem mantendo uma atuação no apoio as iniciativas de demais instituições, além de promover discussões sobre a temática desde que a epidemia foi identificada, reafirmando seu compromisso de abertura ao diálogo para esta demanda tão urgente no Estado de Pernambuco. A autarquia tem acompanhando as ações apresentadas pelas organizações envolvidas, as quais estão diretamente empenhadas na prestação de resposta e atenção a essa epidemia. A partir disso, constatamos com pesar que o atendimento ao cuidado a saúde dessas famílias atingidas no que diz respeito à condição da atenção psicossocial, ainda sofre de respostas mais efetivas diante dos depoimentos que foram proferidos nessa audiência pública. Desta forma, o CRP-02 manterá firme o propósito de continuar na luta apoiando os movimentos sociais da população em prol da melhoria das políticas publicas, sinalizando dentro do possível, caminhos mais saudáveis a serem seguidos, especialmente, naquilo que contempla as práticas psicológicas.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento