A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

Nota de Repúdio - Minorias

Diante da inquietação da categoria e solicitação de posicionamento da Psicologia pernambucana, este Conselho vem a público manifestar seu repúdio.

23.10.2018

“As minorias têm que se calar, se curvar à maioria. As leis devem existir para defender as maiorias. As minorias se adequam, ou simplesmente desapareçam. (Discurso em Campina grande, 2017)”

O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02) repudia veementemente a fala acima, amplamente divulgada nas redes sociais em que um candidato à presidência da República do Brasil se refere aos grupos minorizados, historicamente alvos de violências múltiplas, sofrendo prejuízos de ordem individual, coletiva e social, corroborando para o sofrimento psíquico de todas e todos.

O discurso proferido pelo candidato, sugere o silenciamento e o subjugo de tais grupos como forma de enfrentamento às diferenças. Desqualifica o lugar de resistência desses grupos minoritários e suas batalhas travadas histórica e socialmente por garantia de direitos fundamentais a todas/os, por uma sociedade democrática e fraterna entre os diferentes.

Comprometida com o Estado democrático de Direito e Direitos Humanos, a Ciência da Psicologia não reconhece a submissão de pessoas ou grupos a outras pessoas e/ou grupos como promotoras de saúde mental. Nossas pesquisas apontam para o diálogo, cooperação mútua e equidade como alternativas na resolução de conflitos e enfrentamento às diferenças para a construção de uma sociedade igualitária, fraterna e promovedora de saúde integral.

Nossa Ciência propõe o estabelecimento de regras que coloquem em condições de igualdade pessoas e grupos que historicamente foram alijados de direitos sociais e considerados inferiores, anormais, doentes etc por motivos de gênero, raça, orientação sexual, crenças, entre outros.

Todas as pesquisas em Psicologia concluem que o silêncio opressor adoece, desqualifica e humilha o ser humano. Os grupos minorizados precisam ser escutados e tem o mesmo direito à democracia como qualquer outro. Suprimir os direitos fundamentais e oprimir pessoas e/ou grupos põe em risco a democracia e a qualidade de vida das pessoas e essa Ciência não pode silenciar diante de tal discurso.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento