A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 ressalta o Dia Mundial da Surdocegueira

Imagem: sinal que representa água, em Libras, sendo tocado para compreensão de pessoa surdocega.

27.06.2018

No dia 27 de junho é comemorado o Dia Mundial da Surdocegueira. Essa condição é caracterizada pela perda total ou parcial da audição e da visão de forma conjunta. O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02) por meio da Comissão Temática Psicologia e Pessoa com Deficiência do CRP-02, convoca à reflexão de todas as pessoas, em especial, nossa categoria, sobre esta importante data que representa, antes de tudo, a luta por garantia de direitos de um grupo minoritário e pela legitimação da diferença enquanto possibilidade de ser-humano.

As causas da surdocegueira são diversas, podendo ser congênitas ou adquiridas. Não existe um dado especifico sobre o quantitativo populacional no Brasil, entretanto se estima que existam cerca de 2,8 mil surdocegos no país (informações oferecidas pelo site do Jornal Estadão obtidos pelo grupo Brasil, rede filantrópica que oferece curso a comunidade com deficiências auditivas e visuais). Existem diversos modos de comunicação, dentre as possibilidades encontra-se a interpretação em LIBRAS como principal, Braille, Tellethouch – Aparelho de conversação, Tablitas de comunicação, Tadoma, sistema pictográfico, entre outros.

Apesar dos avanços sociais e científicos voltados para a temática da pessoa com deficiência, ainda hoje é possível encontrar dificuldades de acesso as informações sobre a categoria, em especial ao grupo de pessoas surdocegas, o que representa uma barreira para a sociedade como um todo. A ausência de materiais, refletem a situação de invisibilidade social que perpassa essa população o que denuncia uma negligência coletiva em todos os âmbitos.

Diante disso, tomando como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, que, em seu Art. 1º declara: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidades e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. A psicologia enquanto ciência e profissão tem como premissa os valores que embasam a Declaração, o que enfatiza a importância de uma contínua reflexão sobre o exercício profissional no sentido de promover uma psicologia para todas/os.

Para isso, evocamos as diretrizes presentes no nosso Código de Ética Profissional, que, em seus Princípios Fundamentais destacam: a responsabilidade social na atuação da/o psicóloga/o, “por meio do contínuo aprimoramento profissional” (p.7), contribuindo para a erradicação de qualquer modo de negligência e discriminação, contribuindo na defesa “da liberdade da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano” (p.7).

Abaixo o link do vídeo produzido alusivo a data. Ative a legenda disponível no vídeo.

Link da notícia

https://youtu.be/pqMCoYuJoi8

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento