A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 participou de audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife

19.07.2016

No sentido de discutir a criação de um albergue para a população em situação de rua, no município do Recife, a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública, no último dia 22 de junho. O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª Região (CRP-02) esteve representado na ocasião, através do coordenador da Comissão de Políticas Públicas Marcos Mucarbel Jr. CRP-02/ 15841 e pela Coordenadora do Grupo de Trabalho psicologia e população em situação de rua, Larissa Farias CRP 02/14616, além outras entidades. Na pessoa da vereadora Marilia Arraes, Ana Farias - Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), Igor Sacha - Coordenadores do Projeto Dragão (ONG), Dr. José Henrique Ministério Público da União, Pe. Marco Pastoral do Povo de Rua, Amaro Pedro, Morador de rua e integrante do Movimento de População de Rua do Recife.

Outro assunto que esteve em destaque foi a respeito do orçamento do IASC, executora da Assistência Social, na Alta Complexidade, também responsável pelas Casas de Acolhida no Recife. O representante Igor Sacha da Ong Projeto Dragão, questionou a gestão do Governo vigente do Recife sobre esses repasses. “O que falta é um interesse político e não recurso, pontuou, questionando ainda a respeito das metas no Plano Municipal para População em Situação de Rua, como a criação de mais dois Centros Pop, totalizando quatro centros, com previsão a ser concluída em dezembro de 2016.

O momento reservou demais criticas a administração pública e distribuição de recursos para os programas sociais citados. Em defesa da gestão municipal, a Gerente da Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Valéria Monteiro, ressaltou a importância da oportunidade para criação e exposição de propostas efetivas para as Políticas Públicas para População em Situação de Rua. Propostas estruturantes, como decretos, conversas e reuniões com Secretários e participação de outros atores, no fortalecimento e implementação dessas Políticas.

Para a psicologia esse encontro representa a efetivação de políticas públicas para este segmento populacional e garantia de direitos. “É uma satisfação presenciar o empoderamento de pessoas como Sr. Amaro, presente em espaços de discursão como este, lutando por seus ideais e em prol do movimento da População em Situação de Rua – PSR”, ressaltou Larissa Farias.

Levando em conta que este segmento populacional é historicamente negligenciada de direitos e de constituição de ser humano, a psicologia na atualidade e principalmente no CRP-02 está debruçada em estudo, além da aproximação deste segmento populacional para o entendimento da sua constituição de Ser enquanto sujeito inserido no contexto de sociedade.

O Conselho está atuante, ainda, junto a essa temática tendo em vista os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Políticas Públicas da autarquia, por meio do Grupo de Trabalho Psicologia e Pessoas em Situação de Rua. O GT se reúne todas as quintas-feiras a partir das 18h30, na sede do Conselho de Psicologia de Pernambuco.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento