A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 participou da abertura da III Semana Nordestina da Visibilidade Trans

25.01.2016

O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-02) participou hoje da abertura oficial da programação da III Semana Nordestina da Visibilidade Trans. O evento organizado pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), recebeu o apoio do CRP-02, além de outras entidades. Representando o Conselho estiveram na ocasião a conselheira Cristiana Almeida CRP-02/13.108, e os colaboradores Marcos Mucarbel CRP 02/15.841 e Romércia Araújo CRP-02/13100.

A programação completa do evento pode ser acessada logo abaixo.
Dentro desta programação o CRP-02, tem a honra de participar com uma atividade no dia 28, no Auditório Tobias Barreto, Faculdade de Direito do Recife, localizado na Praça Machado de Assis, S/N - Boa Vista, próximo ao Parque 13 de Maio, das 15h às 17h. Convidamos a todos e todas para se fazerem presente, entendendo estes momentos como substrato para uma sociedade mais justa e igualitária.

Alusiva a data em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, o Conselho vem a público divulgar uma nota em apoio e reconhecimento da luta das mulheres e homens trans.

'Negar ao povo os seus direitos humanos
é pôr em causa a sua humanidade.'
(Nelson Mandela)

Desde 2004, o dia 29 de janeiro territorializa o nosso calendário nacional com uma data em comemoração a VISIBILIDADE de travestis e transexuais. Fruto de uma campanha do Ministério da Saúde junto à sociedade civil, intitulado: “Travesti e Respeito”, demarcando a urgência de despertar e engajar toda a sociedade para um compromisso humano, ético e político junto a essa população, a partir do evidente lugar histórico por esta ocupado, de invisíveis e por assim dizer, de relegadas frente ao nosso Estado Democrático de Direitos. Sendo facilmente identificável o machismo e o patriarcado como as raízes mais profundas desse preconceito e da discriminação que este provoca e fazem sofrer e morrer esta população.

Segundo projeto Trans Murder Monitoring (TMM), que monitora sistematicamente, coleta e analisa relatos de homicídios de pessoas travestis e transexuais em todo o mundo, de 2008 a 2015, foram registradas 770 mortes. O projeto faz parte da organização não governamental (ONG) Transgender Europe (TGEU), rede européia de organizações que apóiam os direitos da população trans. Contudo, estes dados ainda não são abrangentes, como constatados no site da ONG, visto que, nem todas as pessoas travestis e transexuais assassinadas são identificadas como travestis ou transexuais.

Diante disso, a psicologia enquanto ciência e profissão vem colaborar com a mudança desse cenário, através do seu fazer, em consonância com o que preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos seus princípios fundamentais em defesa da vida, da dignidade, da liberdade e da integridade humana, militando por uma concepção despatologizante das identidades travestis e transexuais, por entender como legítima a identidade de gênero e os processos de subjetivação de cada pessoa, sua cultura, seu lugar político e sua forma de ser no mundo.

Para robustecer o compromisso da categoria com as ações afirmativas das pessoas trans e travestis, O CRP-02, através do seu GT Gênero e Sexualidade vêm divulgar através desta, a programação da III Semana Nordestina de Visibilidade Trans, que iniciou hoje, e seguirá até o próximo dia 30 de Janeiro de 2016.

* http://transrespect.org/en/research/trans-murder-monitoring/

Galeria de imagens

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento