A+ A- Tamanho Original
logo webmail Facebook Whatsapp YouTube

CRP-02 destaca o Dia do Orgulho LGBTI

28.06.2020

O dia 28 de junho é declarado internacionalmente como o Dia do Orgulho LGBTI+. Esta data é referente a uma série de manifestações que ocorreram no ano de 1969, em Nova York (EUA), contra insistentes importunações da polícia em perseguição aos corpos, expressões e identidades que rompiam com a norma vigente da época. A Rebelião de Stonewall Inn, como ficou conhecido o conjunto dessas manifestações, é um marco histórico importante contra um Estado branco, patriarcal e cisheteronormativo. 


Trazendo para o contexto brasileiro, sabemos que ainda vivemos em um país LGBTIfóbico, que a todo momento persegue e aniquila os corpos LGBTI+. Diante disso, o Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região (CRP-02), através da Comissão Temática em Gênero e Sexualidade, vem por meio desta nota reafirmar o compromisso da Psicologia com toda a diversidade da vida, que se reflete também na pluralidade presente nas dimensões de gênero e sexualidades.


Nesse sentido, reiteramos os marcos importantes na Psicologia, refletidos em documentos de referência, frente às diversidades sexuais, como a Resolução CFP nº 01/1999. A importância desta Resolução, que estabelece normas de atuação as/aos psicólogas/os em relação a questões de orientação sexual, ultrapassa as orientações éticas para a categoria profissional, uma vez que também serve de embasamento para decisões judiciais como a adoção homoparental. 


Em 2014, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) somou-se ao movimento contra a patologização das identidades trans, criando uma campanha pela despatologização e um site (despatologizacao.cfp.org.br) com notícias, vídeos e diversos outros materiais sobre a temática. Além disso, também foi publicada a Resolução CFP nº 01/2018, que versa sobre a atuação profissional frente às questões relativas às identidades de gênero. 


Ratificamos também que profissionais que não sigam o Código de Ética e as Resoluções referência à atuação profissional (como as aqui citadas) devem ser denunciadas/es/os ao Sistema Conselhos, para serem tomadas as devidas medidas.


Reiteramos que em momentos de crise, como o Brasil e o mundo passam atualmente, as populações em situações de maior vulnerabilidade social são as mais afetadas, em vários âmbitos, e dentre eles, no âmbito da saúde coletiva. Assim, ressaltamos a necessidade do fortalecimento coletivo e em redes de cuidado.


Nesse mês de "orgulho", que a sigla LGBTI+ seja lida como sinônimo da palavra (r)existência. O CRP-02 vem aqui reafirmar sua responsabilidade social no apoio a luta pelo direito de todas/es/os de ser e existir na diferença, na afirmação e legitimação de que uma sociedade saudável é uma sociedade em que se reconhece e valoriza a pluralidade da vida.

+ notícias

    Clique no mapa para ampliar mapa

    SEDE

    Rua Treze de Maio, 47, Santo Amaro - Recife - PE
    CEP: 50.100-160
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h ás 16h
    E-mail: crppe@crppe.org.br

    Fale com as Subsedes do CPR-02

    Caruaru
    Avenida Agamenon Magalhães, 1053 / 2 andar, sala 205,
    Empresarial Boulevard, Caruaru-PE / CEP: 55014-000
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.valedoipojuca@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Quinta-feira das 08h às 12h / 13h às 17
    Sexta-feira das 13h às 16h

    Garanhuns
    Avenida Djalma Dutra, 260, sala 103
    Heliópolis, Empresarial D'nyl, Garanhuns-PE / CEP: 55296-288
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.agrestemeridional@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 10h às 16h

    Petrolina
    Rua Francisco Modesto Filho, Centro, 75, Empresarial Coliseu Premium / Sala 02 - Térreo
    Petrolina-PE / CEP: 56304-130
    Fone: (81) 2119-7272
    E-mail: crppe.sertaosaofrancisco@crppe.org.br
    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 14h

    Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia Segunda Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91

    Desenvolvimento