Confira nossa Agenda Oficial completa

Data e Horário Local Temática
27 de janeiro - 14h FACHO - OLINDA Pré-Congresso (LIVRE)
26 de fevereiro - 19h30h Libertas Casa Amarela Pré-Congresso
27 de fevereiro - 08h às 13h UNIVASF - Petrolina Pré-Congresso Gestão dos Riscos, Emergências e Desastres
27 de fevereiro - 19h30h Libertas Casa Amarela Pré-Congresso
18 de março - 9h às 12h Faculdade dos Guararapes Pré-Congresso
18 de março - TARDE MUTUAR Pré-Congresso (LIVRE)
19 de março - 9h às 17h UNIFAVIP – Caruaru Pré-Congresso Psicologia no Cotidiano, por uma Sociedade mais Igualitária e Democrática
22 de março - 14h às 17h Auditório do 3º andar do CFCH/UFPE Dialogando sobre a Psicologia do Esporte em Pernambuco
22 de março - 18h30 às 21h Facho - Olinda Pré-Congresso
04 de abril - 19h Uninassau - Bloco J Pré-Congresso Despatologizando a vida (LIVRE)
02 de abril Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS Pré-Congresso
07 de abril - 18h às 22h AUDITÓRIO DA UNIMED – AV. XV DE NOVEMBRO, 311 –CENTRO – GARANHUNS Pré-Congresso Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária.
07 de abril - 19h às 21h Esuda Pré-Congresso "Atuação do Psicólogo em Equipes Bariátricas"
08 de abril Serra Talhada - local a confirmar Pré-Congresso
09 de abril - 9h às 21h30 Auditório Estácio Boa Viagem (R. Padre Bernardino Pessoa, 512 - Colégio Santa Maria) Pré-Congresso O Compromisso Social da Psicologia - Recife
*Para a visualizar a listagem de eventos preparatórios oficiais e livres realizados. Clique aqui.

Etapas do CNP

A cada três anos, os/as psicólogos/as de todo o Brasil se reúnem de forma democrática e organizada para decidir sobre os rumos de nossa profissão. Para consolidar tais diretrizes é preciso que os profissionais se mobilizem para participar das etapas regionais (Eventos Preparatórios, Pré-Congressos e Congresso Regional de Psicologia – COREP) e da etapa nacional (Congresso Nacional de Psicologia – CNP).

Esse ano, o 9º CNP tem como tema "Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária” e é dividido em três eixos:

Eixo 1: Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e a sociedade;

Eixo 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático de garantia de direitos;

Eixo 3: Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

Dessa forma, devemos aproveitar esse momento tão importante para elaborar propostas que contribuam para a afirmação de uma prática profissional a serviço da garantia de direitos nos diferentes espaços de inserção de nossa profissão. Você também pode contribuir encaminhando propostas, participando dos eventos e candidatando-se a delegado regional para debater os rumos da nossa profissão no COREP. De forma sistematizada, detalhamos cada uma das etapas que acontecerão em Pernambuco.

1º etapa: Eventos preparatórios

Os eventos preparatórios estão acontecendo desde novembro de 2015

São todos os eventos em que participam psicólogas (os) e/ou estudantes de Psicologia e que têm, na sua programação, algum espaço de divulgação do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), bem como as etapas regionais do Congresso Regional de Psicologia (COREP).

Estes eventos são promovidos pelo CRP-02 e/ou pela própria categoria (eventos preparatórios livres). Tratam-se, portanto, de atividades com os mais diversos temas e servem não só para divulgação, assim como para favorecer a organização dos psicólogos para o levantamento de questões e elaboração de propostas a serem apreciadas e votadas nos Pré-Congressos. Para tal, podem ser distribuídos formulários de propostas para que os profissionais comecem a se familiarizar com esse instrumento, podendo elaborar propostas para a etapa seguinte.

Os Eventos Preparatórios Livres fazem parte do calendário oficial de Eventos Preparatórios a serem divulgados pelo CRP-02. Entretanto é necessário informar ao CRP-02 até 15 (quinze) dias antes da data de sua realização.

Nos Eventos Preparatórios não são eleitos delegados para o Congresso Regional de Psicologia (COREP).

2ª Etapa: Pré-Congressos

Os Pré-Congressos acontecerão até 10 de abril de 2016

Os eventos são promovidos pela Comissão Organizadora (COMORG) do COREP/PE que têm como objetivo discutir, elaborar e votar as propostas elaboradas pela categoria e eleger psicólogos/as e estudantes de psicologia delegados ao COREP/PE.

Os Pré-Congressos acontecerão em diversas áreas geográficas do estado de Pernambuco, no qual serão conduzidos por uma Mesa Diretora e pelo plenário presente. Os Pré-Congressos são abertos à participação de todos, havendo credenciamento para as modalidades:

Estudante, Profissional ou Profissional Votante.

Para ser um profissional votante, o/a psicólogo/a deve estar em situação regular junto ao CRP-02. O/A profissional poderá participar com direito a voto em um único Pré-Congresso e participar sem direito a voto de quantos outros Pré-Congressos quiser. Para se informar sobre os locais dos Pré-Congressos acompanhe nossa Agenda.

Os Pré-Congressos Livres podem ser organizados por quaisquer grupos de psicólogas (os), que poderão remeter propostas para o CRP-02 a serem referendadas no COREP.

3ª Etapa: Congresso Regional de Psicologia (COREP)

O 9º COREP - PE acontecerá nos dias 30 de abril e 1º de maio de 2016, em Recife - PE (local a definir).

Participam do COREP todos os delegados e delegadas eleitos/as nos pré-congressos. Este é o momento onde serão reunidas todas as propostas aprovadas em todos os pré-congressos realizados na etapa anterior.

Sob organização da COMORG, o COREP é conduzido por uma Mesa Diretora e pelo plenário presente. Todos os participantes vão discutir todas as propostas de abrangência regional e nacional e deliberarão sobre sua aprovação integral, aprovação com alterações ou reprovação. O COREP finaliza a etapa regional e encaminha as propostas para o CNP. Além disso, é no COREP onde também são eleitos os delegados que representarão o estado de Pernambuco no 9º CNP, em Brasília.

Etapa Final: Congresso Nacional de Psicologia (CNP)

O 9º CNP acontece de 16 a 19 de junho de 2016, em Brasília.

Nele se reúnem todas as delegações eleitas em todos os COREP’s do país. Os delegados de todo o Brasil, assim como nos COREP’s, debaterão e votarão as propostas de abrangência nacional. Este processo produzirá, finalmente, um documento com as propostas que todos/as os/as psicólogos/as do país indicaram como guia para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia pelo próximo triênio.


Todos os direitos reservados © Copyright 2015 - Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco - 2ª Região - CNPJ: 37.115.516/0001-91